Advocacia Multiportas

Um portfólio de alternativas para a solução de disputas e conflitos.

A Advocacia Multiportas vai muito além da negociação, da mediação e da arbitragem. Ela passa por temas como expert assessment, dispute boards, mini-trials, desenho de sistemas de disputas, dentre outros.

Essas ferramentas são instrumentos geradores de opções aos operadores do direito, além das portas do Poder Judiciário.

Temas como Análise Econômica do Direito, Árvore de Decisões (Decision tree) e Jurimetria (Jurimetrics) são importantes para trazer subsídios aos profissionais na tomada de decisões.

Por outro lado, não podemos deixar de lembrar que os conflitos ocorrem quando interesses se tornam antagônicos, e nesse momento pessoas assumem o papel principal onde, Personalidades com Alto Potencial de Conflito e Comunicação Negocial passam a assessorar o profissional para lidar com aqueles que sempre estarão no cenário: os indivíduos.

Para que haja fluência entre todos envolvidos, a percepção e a conscientização de como utilizar a comunicação são de extrema importância, agindo como a mola propulsora para quaisquer das ferramentas ou processos acima citados.

No sistema multiportas os operadores não desistem de obterem resultado muito mais célere, e tecnicamente mais vantajoso na medida que podem utilizar técnicas capazes de eliminar incertezas, costurando seus processos de forma que os resultados sejam adequados com as condições dos envolvidos.

Para tanto, o domínio destas técnicas é de extrema importância para o resultado do profissional do direito e seus clientes. O aprimoramento prático é atingido com simulações de casos para aplicar nas resoluções de disputas.

No Curso Advocacia Multiportas os participantes estudam a teoria e métodos práticos de solução de conflitos, com dicas diretas e objetivas que são apresentadas juntamente com perspectivas éticas, aplicando esse conhecimento em simulações e workshops, para a prática diretamente no campo.

Os participantes trabalharão em uma variedade de ambientes onde a resolução de conflitos é útil tais como empresas, sindicatos, agências governamentais, grupos religiosos, sistemas judiciais, instituições educacionais, centros comunitários, organizações internacionais de ajuda e desenvolvimento e empresas de consultoria.

O campo é vasto.

NOSSO CURSO

O que você vai aprender

Advocacia Multiportas: introdução a uma expertise multidisciplinar
Aula 1
Ver Aula
Sistema Multiportas: como funciona, qual a finalidade, vantagens e desvantagens.
Aula 2
Ver Aula
O contexto do conflito e seus processos de resolução.
Aula 3
Ver Aula
Negociação, Mediação, Arbitragem, Expert Assessment, Dispute Boards, Mini-trials
Aula 4
Ver Aula
Escritório proativo com alternativas: dimensões de atuação multiportas.
Aula 5
Ver Aula
As três dimensões do conflito: a percepção, a emoção e a ação.
Comunicação: como melhor comunicar para obter solução para os conflitos
Aula 1
Ver Aula
O contador de histórias: A fábula dos 17 camelos.
Aula 2
Ver Aula
Tipos de comunicação.
Aula 3
Ver Aula
Técnicas para melhorar a comunicação e a escuta.
Aula 4
Ver Aula
A comunicação e a atividade cerebral.
Aula 5
Ver Aula
Emoção: sentimentos não reconhecidos criando conflitos.
Aula 6
Ver Aula
A roda das emoções: a escolha da melhor palavra.
As diferentes personalidades e as com alto potencial de conflito.
Aula 1
Ver Aula
As personalidades: obtendo informações rápidas.
Aula 2
Ver Aula
Reconhecimento de padrões de comportamento.
Aula 3
Ver Aula
As técnicas e fórmulas para lidar com personalidades.
Negociação: pensando como um negociador em todo diálogo da sua vida.
Aula 1
Ver Aula
Os sete conceitos da negociação.
Aula 2
Ver Aula
A Teoria dos Jogos e o dilema do prisioneiro.
Aula 3
Ver Aula
A Teoria da Cooperação.
Aula 4
Ver Aula
Jogos Finitos e Infinitos.
Aula 5
Ver Aula
Estratégias, acrônimos e estilos.
Aula 6
Ver Aula
Vantagens do método Harvard e um passo além.
Aula 7
Ver Aula
Autoavaliação sobre os estilos de negociação.
Aula 8
Ver Aula
Barreiras a serem transpostas para criar consenso.
Aula 9
Ver Aula
Estudos e simulações de cenários.
Mediação: obtendo êxito na mediação
Aula 1
Ver Aula
Os estilos do advogado na mediação, de acordo com o objeto / área / tema.
Aula 2
Ver Aula
Abordando o cliente, o mediador, advogado e terceiros antes e durante a mediação.
Aula 3
Ver Aula
Os estágios da mediação: advogando na dinâmica do processo para negociar melhor.
Aula 4
Ver Aula
Obtendo sucesso com as sessões privadas: estilos de mediadores e objetivo dos clientes - Riskin’s Grid Style.
Aula 5
Ver Aula
Criando valor X reivindicando valor.
Aula 6
Ver Aula
Traçando a estratégia para o escritório e carreira profissional de qualquer natureza.
Aula 7
Ver Aula
Barreiras a serem transpostas para criar consenso.
Aula 8
Ver Aula
Estudos e simulações de cenários.

A quem se destina este curso.

Advogados, bacharéis em direito, membros do MP, membros da Magistratura, servidores públicos da administração direta e indireta, administradores de empresas, corretores, mediadores, juízes leigos e conciliadores, e qualquer curioso que tenha interesse em construir um portfólio de atividades ilimitadas.

Com quem você vai aprender

Eduardo Fontoura
Instrutor coordenador

 

Eduardo Fontoura é advogado formado pela PUC/RS, com mestrado em Dispute Resolution Conflict pelo Straus Institute da Pepperdine School of Law. Atua como Dispute Resolution Consultant (DRC) e Foreign Legal Consultant (FLC) na grande Los Angeles, Califórnia. No Brasil atua como advogado e consultor em negociação prestando assessoria em estratégias contratuais e de mercado. É mediador privado e credenciado pelo CCR Center for Conflict Resolution de Reseda, CA. Atuou por dois anos nas Cortes Superiores de Los Angeles. Atuou como professor assistente na disciplina de Mediation Clinic do Straus Institute da Pepperdine School of Law, lecionando para alunos internacionais, assistindo-os em atuações nas cortes e mediações comunitárias.

Com quem você vai aprender

Marcelo Rosadilla
Instrutor

Marcelo Rosadilla é advogado inscrito na subseção do Rio Grande do Sul. Formado pela Unisinos em 1994, Marcelo representou clientes em seus escritórios particulares em Porto Alegre e Florianópolis, nas áreas comercial e cívil. Ao mudar-se para os Estados Unidos, trabalhou com advogados em ações trabalhistas, de responsabilidade profissional (malpractice), comerciais e cíveis. Recebeu seu LL.M. em Resolução de Disputas do Straus Institute em 2010, e seguiu exercendo a função de mediador para a LAHSA (Agência Governamental para Gerenciamento dos Projetos direcionados aos Sem-Teto), CAMP (California Academy of Mediation Professionals) e CCR (Center for Conflict Resolution), antes de voltar à Pepperdine. Atualmente lecionando Mediação, Negociação e Resolução de Disputas Interculturais nos programas acadêmicos e profissionais do Straus como professor adjunto, Marcelo também trabalha integralmente como Diretor Associado no Straus Institute, assistindo advogados e juízes internacionais, interessados em estudar no programa de LL.M. da Pepperdine University.

IMPORTANTE:

Este curso está em constante evolução e novas classes poderão ser adicionadas no decorrer do tempo. Os alunos inscritos receberão uma mensagem da disponibilização de novos conteúdos quando os mesmos forem publicados.

Aulas de simulação serão ministradas tempo real, com número mínimo de alunos inscritos. A conclusão de todas as atividades predecessoras é requisito indispensável para participação da dinâmica.

Dúvidas Frequentes

1. Preciso criar uma conta, assinatura ou perfil para assistir as aulas gratuitas?

Você apenas precisará criar um pequeno cadastro informando seu nome e e-mail para receber e validar seu login e senha de acesso a todo o material gratuito.

2. Como assistir as aulas gratuitas?

Basta acessar a relação das aulas e clicar nas aulas que possuem a palavra ASSISTIR. Você poderá assistir estas aulas quantas vezes desejar.

3. Como o curso foi desenvolvido?

Existem duas modalidades: aulas presencias via plataforma zoom ou aulas gravadas via plataforma da Escola Superior de Resolução de Conflitos. Na primeira se utiliza o modelo “sala de aula invertida”, onde o aluno recebe material antes de cada aula e deverá realizar uma atividade antes do encontro. Essa atividade pode ser leitura de um artigo, capítulo de livro, assistir um vídeo na plataforma da Escola ou um podcast. Este material estará, na sua maioria, disponível em português, mas haverá conteúdos em inglês, espanhol e francês. Para as aulas gravadas o material extraclasse será fornecido no momento que a classe anterior foi completada. Este procedimento permite viabilizar a continuidade do aluno no curso, de acordo com a sua disponibilidade e interesse. Nesse modelo o instrutor fornecerá dia e horário para atendimento direto e pessoal aos alunos, via plataforma escolhida de comum acordo. Esses encontros poderão ou não ficar gravados. No caso de gravados, eles serão disponibilizados na plataforma da Escola.

4. Se o aluno perder alguma aula presencial, como poderá ser recuperada?

Se você perder algum encontro presencial, sejam aulas ou encontros extraclasse, poderá recuperar o conteúdo diretamente na plataforma da Escola até a data do encerramento das atividades da turma da qual você participa.

5. Qual as formas de pagamento? Como funciona os planos de preços?

O pagamento é realizado via cartão de crédito, débito ou boleto, de acordo com as opções disponibilizadas pela plataforma PAGSEGURO. Cupons promocionais podem ser disponibilizados por apoiadores da Escola, de acordo com as suas políticas. Nestes casos, quando realizar a sua matrícula, você deverá digitar nome do cupom no campo correspondente e o valor da matrícula mudará pra o valor com o desconto concedido.

6. Quanto tempo tenho para desistir do curso?

Você terá 30 dias para desistir do curso após sua matrícula ser autenticada pelo sistema da plataforma da Escola.

7. Preciso assistir as aulas em sequência?

Não é necessário, porém, recomendamos que seja obedecida a sequência que busca traçar uma linha de desenvolvimento de raciocínio modelado pelos idealizadores do curso. Existe uma sequência para a liberação das matérias extraclasse.

8. Posso assistir o curso mais de uma vez? Quanto tempo tenho para realizar o curso?

Você poderá assistir as aulas ou o curso integralmente quantas vezes julgar necessário ou oportuno. Não há limitação de uso. Mas seu acesso terminará seis meses após a data da autenticação da sua matrícula pela plataforma.

9. Como serão realizadas as aulas de simulação de casos?

As simulações de casos para negociação e mediação exigem um número mínimo de participantes. Inicialmente, para realização do simulados, é necessário a finalização das aulas propostas pelos instrutores. Quando da finalização o nome do aluno entrará em lista para realização do simulado que deverá ocorrer dentro do período da sua matrícula. Os casos de simulação, dependendo da dificuldade e amplitude, podem ser realizados com múltiplos de 4 estudantes para negociação e de 5 estudantes para mediação, no mínimo.

10. Onde e com qual frequência serão realizados os encontros pessoais via teleconferência?

Existe algum grupo para debater as aulas? Qual plataforma? Os encontros virtuais ocorrem a critério do instrutor, podendo variar de acordo com a carga horária do curso e sua periodicidade. Por determinação dos instrutores, os encontros deverão ocorrer preferencialmente quinzenalmente, por uma hora, em horário a ser ajustado entre o instrutor e os alunos participantes. Para o modelo de aulas gravadas, o instrutor deverá disponibilizar não menos do que duas horas mensais, em horários serem ajustados com os alunos matriculados, para a comodidade desses. Em ambos os casos, os instrutores poderão realizar encontros de acordo com a necessidade dos alunos e dos avanços realizados no decorrer das aulas.

11. Terei acesso aos instrutores após a conclusão do curso?

O acesso aos instrutores é garantido através do chat ou dos fóruns disponibilizados na plataforma da escola, enquanto a sua matrícula estiver ativada. Os instrutores também poderão ser acessados por e-mails ou contas de grupos de debate acerca do curso, de acordo com o critério de cada um.

12. Os encontros serão gravados?

As aulas presenciais serão gravadas na plataforma Zoom e disponibilizadas para você, na plataforma da Escola, pelo período de 6 meses contados do início do curso. Desta forma você, poderá rever todo o material após complementar o curso e seus simulados.
© 2022. ESRC. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas